quinta-feira, outubro 07, 2004

sobre conversas

Já me aconteceu perguntarem-me "se não me canso de estar o dia todo a falar". Não percebo por que as pessoas acham que eu passo o dia todo a falar. Na verdade, eu e muitos dos meus colegas falamos pouco. O nosso negócio nem é tanto guiar o táxi. É guiar, estar calado e ouvir. Para o taxista que estiver interessado em ganhar umas grojas, a lei passa a ser: guiar, estar calado, ouvir e concordar.

Claro que isto nem sempre é fácil. Sobretudo quando temos um gerente qualquer a falar-nos de taxas, de enfermeiros a recitar nomes de doenças que só pela conversa nos dão dores de cabeça... enfim. Há de tudo.

Mas então, como conseguir manter uma conversa com o mínimo de recursos possível?, até sem perceber nada sobre o tema?

Por mínimo de recursos entendamos expressões como "pois", "é mesmo", "é", "isto realmente", "claro", "é verdade", "é incrível" e os incontornáveis "sim", "não" e "mais ou menos". Para mim, que sou mulher, é frequente aplicar isto todos os dias, ou não fosse grande parte dos clientes que levo atrás homens, e não fosse o tema, metade das vezes, futebol.

Ele - Aquele Peseiro... olhe que ele até pode ser muito bom de táctica, mas aquilo no balneário ele deve passar mais tempo é com ele próprio que com os jogadores! Isto de teóricos...
Eu - É mesmo...
Ele - O Mourinho é que lá se vai safando!
Eu - E bem...
Ele - Também, com uma equipa daquelas!
Eu - É...
Ele - Mas voltando ao Sporting, e não estou aqui a defender o clube, que eu quando é nestas coisas gosto de ser isento... mas já viu o que é que eles fizeram ao Rui Jorge!? Obrigarem-no a pagar 650 euros!?
Eu - É mesmo...
Ele - Isto neste país!... Só à gatunagem!
Eu - É... isto está mau...
Ele - Mau!? Mau?!... Isto está péssimo! Péssimo!
Eu - Péssimo...
Ele - Só para que veja: há quantos anos anda o Pinto da Costa à frente do Porto!? E já alguém o apanhou!?
Eu - É... isto realmente...
Ele - Não pode ser, menina! Isto assim neste país não pode ser!
Eu - É incrível, é...
Ele - E ainda me vêm dizer que o Jorge Costa é bom jogador!... Andam a brincar com a gente! O homem já nem corre! Só se arrasta! É mais velho que eu!
Eu - É verdade...
Ele - Enfim... Sabe o que lhe digo: isto quem é burro, que não seja. Este mundo é para os espertos.
Eu - (sorrio)
Ele - Sabe que mais, eles é que o levam todo ao fim do mês. A menina não leve a mal, mas você e eu é que somos parvos.
Eu - Pois...
Ele - 20 mil contos por mês! E o Simão Sabrosa o dobro! A comprar carros de 40 mil contos! Onde é que já se viu!? E o Benfica a fugir às dívidas!
Eu - É verdade...
Ele - Eu para pagar a minha casa, que é metade disso, vou andar 30 anos! Não pode ser! Isto assim mais valia o tempo da PIDE e do Salazar.
Eu - É... isto assim...
(...)

Claro que convém saber que nem todas as teorias batem certo. Pelo menos saber que não batem sempre certo. Esta foi uma daquelas vezes em que não só fiquei sem gorjeta, como o troco era tão incerto que o homem me ficou a dever 5 cêntimos... Mas enfim. Umas vezes dão para as outras.

Sem comentários: