terça-feira, setembro 28, 2004

sobre livros

Por vezes passam-se horas e dezenas de viagens sem que algo de relevante nos marque o dia. Outras vezes basta levar alguém por dois quarteirões para ficar a pensar naquilo o dia todo. Há pouco tempo foi uma psicóloga, que ia para o Meridien. Não trocámos grandes histórias. Aliás, disse apenas isto, que me deixou extremamente pensativa quanto à felicidade e realização relativas de cada um:

-Sabe qual é o romance que anda aí na berra?

-Não leio assim tanto, minha senhora... Mas tenho ouvido falar de um Código Da Vinci e do livro do Sousa Tavares.

-Ah... então ainda são esses. (fez uma longa pausa) Sabe, é que preciso estar a par, para ir recomendando alguns livros. Já não leio um romance há muito tempo... Às vezes dou por mim a falar da mesma vintena de romances que li quando tinha 20 anos. Tenho saudades. Leio praticamente só livros técnicos; ou pelo menos livros relacionados com a minha profissão. Para 55 anos é muito tempo... É muito tempo sem ler um romance...

Sem comentários: